• (11) 4256-2744
  • (11) 4744-5504
  • (11) 9 4864-7725

A História do Celular e sua evolução até os dias atuais

A historia do celular, contada em detalhes para você entender.

Quem nunca ouviu a seguinte frase: “Esse celular é um tijolão”? essa é a historia do celular.

Esse tipo atribuição é dado aos celulares antigos, que são do tempo do Nokia 3310, mas a verdade é que esses celulares, na época em que foram lançados, eram a sensação do momento, afinal, quem não gostava de jogar o Snake, não é mesmo?

historia do celular

Para trazer um pouco da história do Smartphone, resolvemos criar um artigo completo sobre o assunto, onde o leitor poderá observar como foi criado o primeiro celular e quais foram os pontos marcantes na história desses aparelhos.

O primeiro conceito do celular

A grande maioria das invenções começam com um conceito, e o conceito de que um telefone poderia transmitir e receber chamadas de voz sem a necessidade de um fio já é muito antiga e, por incrível que pareça, a ideia inicial vêm de uma atriz de Hollywood, em 1940. Casada com um produtor de armas nazista, Hedwig Kiesles, estrela de Sansão e Dalila (1949), resolveu criar o primeiro telefone sem fio e patenteou a ideia em 1940.

Claro que, devido a tecnologia disponível na época, não foi possível levar a ideia para frente e foi só em 1956 que o primeiro projeto de um telefone sem fio foi criado, no dia 16 de outubro, por uma empresa de origem sueca chamada Ericsson.

O primeiro projeto é criado

A empresa Ericsson, sem ligações conhecidas com Kiesles, criou no ano de 1956 telefone sem fio, o MTA (Sistema Automático de Telefonia Móvel). É difícil de acreditar, devido aos smartphones de hoje em dia, que o primeiro celular pesava, nada menos que, 40k e não podia ser carregado para lá e para cá, sendo necessário que o mesmo permanecesse dentro do porta-malas do veículo.

A estrada até aqui

Depois do primeiro telefone sem fio, produzido pela empresa Ericson, a ideia e conceito original sofreu diversas mudanças, então a evolução começou a aparecer. Na lista abaixo é possível observar quais foram os pontos que mais marcaram mudanças significativas no celular:

O primeiro celular chega ao mundo

A história do celular, que deu inicio a corrida da telefonia móvel, começou com a Motorola, que apresentou ao mundo o Motorola DynaTac 8000x no ano de 1983, muito tempo depois do MTA

Nessa época os celulares, apesar de serem portáteis, não eram fáceis de manusear e, muito menos, de carregar de um lado para o outo, uma vez que podiam pesar até um kilo.

Mesmo com o tamanho, de aproximadamente 30cm e o peso, muitos consumidores começaram a aparecer, pagando valores absurdos apenas para terem um telefone portátil.

Década de 90 e suas inovações na telefonia móvel

Após a década de 80, o foco das empresas de aparelhos celulares era reduzir o tamanho e incrementar novas funções aos aparelhos. Nesse tempo a surgiram as tecnologias que inovaram o método de comunicação, que são: TDMA, CDMA E GSM.

Dentre as inovações presentes nessa nova tecnologia é possível citar:

  • Redução no tamanho dos aparelhos;
  • Serviços de envio e recebimento de mensagens;
  • Possibilidade de adicionar e personalizar as campainhas;
  • Adicionar os display coloridos;
  • Possibilitar o acesso a internet;
  • Possibilidade de ouvir musicas MP3.

Todos os fatores citados acima foram adicionados aos celulares até a virada século 20 para o século 21, o que começou a atrair milhares de clientes por todo mundo, fazendo com que os celulares se tornassem cada vez mais populares, chegando na mão dos consumidores com a renda nem tão alta.

Um ponto marcante na história – A câmera no celular

A possibilidade de ter, em suas mãos, um celular que pudesse capturar imagens através de uma câmera traseira com resolução baixíssima fez com que houvesse um marco na história do celular.

Foi na loucura dos clientes em obter um aparelho que houvesse câmera para tirar fotos e gravar pequenos vídeos que as empresas souberam onde deveriam começar a inovar e, na verdade, é assim até os dias de hoje. Quem nunca fez aquela pergunta histórica, antes de comprar um smartphone: “Qual a resolução da câmera?”. Isso faz entender que, mesmo com toda tecnologia, a câmera é ainda um grande requisito para qualquer smartphone.

A chegada do touchscreen

Em 2002 foi lançado o primeiro smartphone que se popularizou, embora antes já houvesse produtos nesse seguimento, mas com pouca popularização. A empresa responsável pelo primeiro smartphone popular foi a Blackberry, e o sucesso do seu produto foi tanto que a empresa dominou o mercado de smartphones até o ano de 2007, quando a gigante da Apple entrou no mercado.

A corrida da tecnologia

Não é difícil imaginar por que diversas empresas começaram a surgir no mercado, concorrendo com a Apple, com a Motorola e com a Nokia, o fato é que diante de tanta concorrência dessas empresas fez com que se iniciasse uma nova era de Smartphone, onde o aparelho que tivesse mais tecnologias ganhava o mercado.

Antes e hoje – Por que os Smartphone estão acessíveis?

A pergunta que não cala na boca de muitas pessoas é a seguinte: “Por que os celulares que só tinham a função de ligar e receber mensagens eram muito caros?”.

A resposta para essa pergunta é simples, basta imaginar da seguinte maneira:

  • A tecnologia nos primeiros celulares
    Embora, hoje, pareça algo bobo, para quem via os primeiros celulares chegando ao mercado achavam que aquilo era coisa de outro mundo, isso contribuiu para aumento dos valores na época.
  • Custos de pesquisa
    Para chegar onde hoje estamos, foi necessário muita pesquisa e engenheiros que não tinham a tecnologia atual em mãos, na verdade hoje os smartphones são melhorados, diferente de como era antes, onde era preciso criar a tecnologia.
  • Domínio de mercado
    Na década de 90 existiam poucos fabricantes, dentre eles a Nokia e Motorola. Com a baixa concorrência era possível cobrar mais.

Sabendo disso é fácil imaginar por que os celulares baixaram absurdamente de preço e hoje, para comprar um celular topo de linha não é preciso ter rios de dinheiro.

Conclusão

Ao longo do artigo foi demonstrado quais foram os pontos marcantes na corrida tecnológica dos celulares e como eles chegaram ao mercado. Lembrando que as informações contidas ao longo deste conteúdo tem por objetivo informar o leitor a respeito da história do celular e não criar opiniões a respeito de qual marca é melhor que a outra.