• (11) 4256-2744
  • (11) 4744-5504
  • (11) 9 4864-7725

Qual será o futuro dos celulares – Uma linha do tempo para refletir

Qual será o futuro de celular?

Com toda a tecnologia empregada na produção dos celulares e, também, com os saltos tecnológicos que surgem a todo o momento, é comum pensarmos como será o futuro dos celulares:

futuro dos celulares

 

Será um holograma? Um chip? Será possível se comunicar na velocidade do pensamento?

São terras desconhecidas, de fato, mas tudo isso nos dá margem para imaginação e, também, para especular novas teorias. Por esse motivo criamos esse artigo completo sobre o assunto, com teorias e pesquisas que podem nos dizer como, talvez, seja o futuro do celular.

A bateria e como ela poderá ser carregada no futuro dos celulares

Quando compramos um celular, dificilmente prestamos atenção a bateria, mas, na verdade, esse item é muito importante pois, é através dele, que é definido quanto tempo poderemos utilizar o smartphone sem carregar.

No futuro essa preocupação poderá não existir, por exemplo:

  • Carregando o celular pelo ar?
    Sim e essa é uma teoria que já está sendo estudada a algum tempo. O fato é que você poderá carregar o seu celular sem precisar conectá-lo em nenhum tipo de fonte de energia, ou seja, a ideia é que o mesmo possa carregar através de um dispositivo wireless.
  • O celular utilizará energia solar
    Já existem carregadores portáteis que utilizam a energia solar para carregar o celular, mas, futuramente, talvez não seja preciso utilizar nenhum tipo de acessório.

Só pensando em como a bateria do smartphone será avançada, já dá para imaginar o que vem por aí.

Fino igual uma folha de papel?

Os celulares já estão, cada vez, mais finos, mas no futuro isso pode ser algo ainda mais avançado.

A utilização de bordas superfinas já vem sendo estudada e testada, portanto, já podemos constatar que, futuramente, o celular poderá ser muito fino. Algumas pessoas sugerem que a tecnologia irá evoluir tanto que o celular alcançará a espessura de uma folha de papel, mas, isso é algo que não podemos confirmar no momento.

Você poderá, literalmente, dobrar o celular

Já existem dispositivos eletrônicos que podem ser dobrados, mas, será que no futuro dos celulares, os smartphones terão essa característica?

Em um primeiro momento pode parecer algo bobo, mas essa função poderia trazer inúmeras vantagens, tais como:

  • Guardar o celular facilmente
    Imagine ter um celular que, na prática, possui uma tela grande, mas ao guardar o mesmo se dobre e fique pequeno?
    Isso seria fantástico uma vez que tornará o transporte do mesmo mais prático.
  • Diminuir ou expandir a tela
    Para atender o telefone não é preciso ter uma tela grande, mas, para ver filmes, séries e jogar isso é um pré requisito. Com uma tela dobrável será possível adaptar o tamanho do celular de acordo com a necessidade do momento.

Não dá para negar que ter um celular com uma tela dobrável é algo extraordinário e, sem dúvida, irá fazer muito sucesso.

A inteligência artificial a seu favor

Hoje em dia os smartphones já possuem alguns assistentes pessoais, mas, eles ainda possuem inúmeras limitações e não atendem todas as necessidades de seus proprietários.

Com a tecnologia avançada e o desenvolvimento de Inteligências Artificiais, será possível ter assistentes pessoais digitais muito eficazes.

Poderá ser possível, por exemplo:

  • Pedir para o assistente fazer um resumo de um livro
    O assistente poderá ser avançado a ponto de realizar um resumo de um livro com a mesma criatividade que um ser humano o faria.
  • Ler e traduzir de outros idiomas de forma excelente
    Apesar de muito úteis, os tradutores atuais possuem diversas limitações. Em smartphones modernos será possível ler e traduzir falas em outros idiomas simultaneamente de forma impecável.
  • Realizar pagamentos, fazer reservas, cuidar do estoque de alimentação
    O assistente poderá estar conectado a outros sistemas e realizar diversas funções, por exemplo: Comprar alimentos virtualmente quando o estoque, definido por você, baixar.
  • Buscar soluções
    Os assistentes pessoais também poderão buscar soluções para diversos problemas do cotidiano, como: Regularizar a situação financeira, montar um plano de negócios efetivo, controlar gastos, etc.
  • Diagnosticar doenças
    Alguns especialistas sugerem que poderá haver assistentes pessoais especiais, que poderão diagnosticar doenças e, se conectado a outros sistemas, até mesmo realizar exames clínicos.

Claro que, salientamos, tudo ainda é especulação, uma vez que não é possível prever o futuro exato dos celulares.

Mas, com o avanço tecnológico, não é de se surpreender que tais recursos realmente possam vir a existir.

Não compre película. Você não vai mais precisar

Outra grande vantagem que o futuro pode nos reservar é a tela inquebrável. Imaginar que o celular poderá cair e sofrer muitos impactos sem quebrar é realmente uma ideia muito atrativa.

Telas holográficas

Já existem dispositivos capazes de criar um holograma, mas, ainda hoje, tudo é gravado e os dispositivos utilizados possuem valores exorbitantes.

Mas, no futuro, quem sabe isso venha a mudar e, através de um celular, seja possível realizar uma ligação holográfica, onde será possível que os interlocutores se enxerguem em três dimensões e, diga-se de passagem, em tamanho real.

Claro que não podemos deixar de pensar que isso será utilizado somente em reuniões, ligações entre amigos, família e, também, em horários vagos, pois, a ideia de estar andando na rua e fazer um holograma não é muito boa, portanto, a ligação de voz ainda será o carro forte dos smartphones do futuro.

Os riscos serão obsoletos

Como já foi mencionado em outro post aqui no blog, você pode acessar Clicando Aqui, os celulares podem trazer alguns riscos para a saúde e integridade física do usuário.

No futuro esses riscos irão diminuir ou se tornaram muito menores, pois, novas tecnologias serão utilizadas na produção dos smartphones.

Conclusão

Esperamos que o conteúdo sobre o futuro dos celulares citado acima tenha sido útil e, ressaltamos, que a ideia utilizada na criação do conteúdo foi: especular e analisar os estudos que já existem sobre o assunto.

Se você gostou do conteúdo e agora quer viajar ao passado, veja nosso outro artigo sobre a evolução do celular Clicando Aqui, com certeza será muito instrutivo.

Precisando de conserto de celular, consulte nosso site www.hospitaldecelular.com.br

E fale com nossos técnicos…