• (11) 4256-2744
  • (11) 4744-5504
  • (11) 9 4864-7725

Saiba quanto tempo você pode utilizar o celular sem prejudicar a saúde

Utilizar o Celular sem prejudicar a saúde em tempos modernos pode ser uma tarefa a ser observada.

O celular se tornou o nosso fiel escudeiro, acompanhante para todas as horas, momentos e locais. No entanto, este upgrade no status do celular certamente te faz perguntar se o uso de celular pode prejudicar a sua saúde, ou ainda por quanto tempo podemos utilizar o celular sem prejudicar nossa saúde.

 

utilizar o celular sem prejudicarTalvez você não saiba, mas assim como muitos outros eletro eletrônicos, os aparelhos de telefonia móvel e celulares emitem um tipo energia chamado de radiofrequência (ondas de rádio), que são uma forma de radiação.

A questão está então na hipótese destas ondas poderem ser absorvidas de forma negativa pelas células e também pelos tecidos de nosso corpo e do nosso organismo.

Como já mencionamos, esta questão não se limita apenas aos telefones móveis, já que existem outras dezenas de fontes de radiofrequência no nosso dia a dia, como roteadores, extensores de sinal, radares, estações de satélite, aparelhos de telefone, fornos de microondas, tablets, televisores etc.

A radiofrequência é uma forma de radiação eletromagnética. A radiação eletromagnética pode ser dividida em dois tipos: a mais perigosa, que é a ionizante (raios-x, radônio, raios cósmicos) e a menos perigosas, a não ionizante (radiofrequência, baixa frequência ou frequência de alimentação).

A primeira boa notícia é de que os aparelhos de telefones celulares utilizam baixa frequência, ou seja não ionizantes e por isso menos perigosas.

No entanto, como dizem que toda boa notícia vem acompanhada de uma má notícia, a frequência não ionizante é menos perigosa mas não é 100% segura por isso então vale à pena maneirar no uso e lembrar que também existe vida quando ficamos sem bateria.

Em 2019, a Revista Bem Estar da Editora Abril, publicou uma matéria dizendo que apesar de saber –se que a radiação não ionizante é de fato, emitida ainda não se pode afirmar como ela afeta negativamente o nosso organismo.

Além disso, a matéria ainda abordou tópicos polêmicos e controversos e buscou especialistas para analisar se o que é dito pelas ruas é de fato verdade ou se não passa de ‘Fake News’.

– Usar o celular causa câncer?

Fake News! O mais recente estudo a respeito, feito na Austrália com dados de 34 mil cidadãos, sinaliza que a radiação do aparelho não é capaz de causar tumor no cérebro.

 

– Usar o celular pode afetar os testículos?

Verdade! Não é exatamente o celular que afeta os testículos mas sim o calor / aumento de temperatura gerados pela radiação, impactando assim na qualidade dos espermatozoides.

Então, vale à pena que os homens mantenham o celular longe dos bolsos da frente!

 

– Usar o celular pode fazer minha pele envelhecer mais rapidamente?

Verdade! A presença de alguns minerais como níquel e cromo, além da luz azul emitida pelos aparelhos de telefone celular parecem contribuir com rugas e manchas.

Então, não se esqueça de renovar o protetor solar mesmo quando estiver dentro de casa utilizando o seu celular.

 

– Deixar as crianças utilizarem o celular ou o tablet podem afetar o desempenho delas na escola ou no colégio?

Verdade! Novamente, não é exatamente o uso do celular ou tablete que afetam diretamente o aprendizado.

O que acontece no entanto é que o uso destes aparelhos acaba atrapalhando o sono, que compromete a memória prejudicando então o desempenhos das crianças e adolescentes nos estudos na escola, colégio ou até mesmo em casa.

 

– Se eu usar muito o celular posso ter dor de cabeça?

Fake News! Os médicos pesquisadores informaram que não existe um estudo com resultados conclusivos para confirmar esta afirmação.

No entanto, um estudo feito por cientistas na Dinamarca, observou que celulares podem aumentar em 20% o risco de uma enxaqueca, mas isso só é verdade para aquelas pessoas que já possuem propensão às crises, ou seja, a enxaqueca não pode ser criada caso você não seja propenso a ela.

Mas não saia utilizando o celular sem moderação, a mesma matéria afirma ainda que os aparelhos podem sim atingir a nossa saúde de diversas maneiras.

Entre estas maneiras estão os problemas de visão, dores nas costas, coluna e também problemas de postura, aumento e piora dos níveis de ansiedade, além de dificuldades para dormir.

Assim como para todas as tarefas, para poder utilizar o celular sem prejudicar a saúde a recomendação dos médicos e especialistas é fazer uso de maneira moderada.

Todo excesso pode ser prejudicial a nossa saúde, sendo assim a utilização do aparelho celular por períodos longos ou por muitas horas durante o dia pode sim afetar sua saúde.

A dica do Hospital do Celular é que você selecione momentos durante o dia para carregar o seu aparelho e que enquanto a bateria ganha novas energias você busque praticar atividades que não envolvam tecnologia.

Que tal ler um livro, acompanhar uma revista, fazer uma caminhada, praticar exercícios físicos ou até mesmo conversar com amigos cara a cara?

Aproveite para socializar fora das telinhas retangulares e aproveite todas as oportunidades, afinal o celular é importante mas não pode ser mais importante do que sua própria saúde!

Ah! E não se esqueça, ao menor problemas em seu aparelho, corra para o Hospital do Celular, nossos técnicos especializados oferecerão um atendimento personalizado, sem filas e sem contas exorbitantes como nos hospitais comuns!

Um grande abraço e até mais!